Blog Edileusa Rosária

FILOSOFIA PARA MULHERES

Ela fala: Mulheres que inspiram mudanças, transformam vidas e marcam a história.

Ela fala. Discursos de mulheres pela história.

Este livro é uma coletânea de discursos feitos por mulheres ao longo da história, mostrando como elas superaram barreiras para serem ouvidas.

Em “Ela Fala”, de Yvette Cooper, somos convidadas a ouvir as vozes de mulheres extraordinárias que, com seus discursos, desafiaram tabus e abriram caminhos para um mundo mais igualitário.

Imagine-se ao lado de figuras como Sojourner Truth, Malala Yousafzai, Greta Thunberg, Chimamanda Ngozi Adichie e tantas outras, sentindo a força de suas palavras. Cada página é um testemunho da resiliência e coragem dessas mulheres, que enfrentaram barreiras e transformaram suas realidades.

BREVE RESENHA

Ao longo da história, as mulheres enfrentaram – e ainda enfrentam – inúmeros obstáculos para serem ouvidas e reconhecidas, mesmo que suas vozes sejam essenciais para a tomada de decisões e para a formulação de políticas inclusivas.

Fazer discursos sempre foi uma ferramenta poderosa, atravessando eras e culturas, com a Grécia antiga sendo um dos exemplos mais emblemáticos.

Foi com esse pensamento que Yvette Cooper, política britânica, escreveu “Ela Fala” para mostrar que, apesar das proibições históricas, as mulheres têm quebrado lentamente essas barreiras.

Os discursos selecionados nesta obra são variados, feitos por mulheres de diversas épocas, e têm a capacidade de nos inspirar profundamente.

Suas histórias e experiências de vida servem como um fio condutor que estimula nossa reflexão, desperta nossa empatia e nos impulsiona a continuar a luta pela igualdade.

Mulheres como Michelle Obama, Malala Yousafzai, Greta Thunberg, Chimamanda Ngozi Adichie, Sojourner Truth, Marielle Franco, Zilda Arns e Ruth Cardoso, entre muitas outras, desafiam estereótipos, quebram tabus e abrem caminhos para a transformação.

 “Onde as palavras das mulheres clamam para serem ouvidas, devemos cada um de nós reconhecer nossa responsabilidade de buscar aquelas palavras, para lê-las e compartilhá-las”. Audre Lorde

REFLEXÕES SOBRE A OBRA

“Ela Fala” é uma leitura que se destaca pela variedade de perspectivas e pela relevância histórica dos discursos apresentados.

Durante milênios, fomos silenciadas e aquelas que ousaram falar foram perseguidas e até mortas, já que o discurso era prerrogativa apenas dos homens.

O ato de discursar permite às mulheres expressarem suas ideias, compartilharem suas experiências e inspirarem mudanças significativas. Portanto, vamos continuar quebrando tabus e desafiando estereótipos.

Uma frase marcante do livro (p.8):

“Se as mulheres não falarem ou não forem ouvidas, jamais ocuparão posições de poder”.

E você? Já leu este livro? Se ainda não, clique no link abaixo:

Acesse aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Prazer, Edileusa Rosária

Por meio deste blog, quero convidar você a embarcar nessa jornada de evolução e redescoberta. Juntas, vamos explorar caminhos que transformam pontos de partida em histórias inspiradoras, mostrando que, com as ferramentas certas, podemos ressignificar cada capítulo da nossa vida.

Os mais lidos

Contato

Podcasts

LinkedIn